Com o objetivo de evitar novos deslizamentos e garantir a segurança na região, a Fundação do Meio Ambiente realizou a obra de estabilização da encosta do Parque da Atalaia, na Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, em frente à praia do Atalaia. A obra foi executada através de compensação ambiental, visando conter o desmoronamento que acabou trazendo impactos visuais e ambientais para o local.
Em virtude dos impactos, a Famai iniciou a recuperação dessa área, que já está em seu estágio final. A finalização acontecerá nesta terça-feira (17), no início da tarde, com a cobertura vegetal, através de aspersão hidráulica. Através deste projeto, serão injetados no terreno fertilizantes, produtos adesivos e quatro espécies de sementes de plantas que deverão cobrir a encosta.
Estilosantes, Azevém, Calapogonio e Feijão Guandu Anão são as espécies escolhidas para o plantio, pois foram aprovadas por estudos realizados pela Famai, Univali e pela Fundação do Meio Ambiente – FATMA. Essas são as únicas espécies permitidas pela lei do Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza – SNUC. Nenhuma outra poderá ser adicionada, já que se trata de uma área de conservação protegida por lei federal.