• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Parada no Rio contou com interatividade de moradores e estudantes

PUBLICIDADE
Foto: Celso Peixoto
Foto: Celso Peixoto

A sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, foi uma data marcada por bastante trabalho, interatividade e educação ambiental. Numa parceria entre o Comitê do Rio Camboriú, a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú e Secretaria do Meio Ambiente de Balneário -SEMAM – através do Departamento de Desenvolvimento Ambiental, Setor de Educação Ambiental e Programa Terra Limpa, a 1ª Parada no Rio foi considerada bastante produtiva. O evento ainda contou com o apoio da Secretaria de Educação e Fundação Cultural, ambas de Balneário Camboriú.

Inicialmente, o estande ambiental localizado em Balneário Camboriú, na Vila Real (o outro estava no centro da vizinha Camboriú), recebeu a visita dos alunos do 9º ano do Centro Educacional Municial – CEM Vereador Santa, com as professoras Anelise Gamba, Denise Costa, que foram ao local com os alunos para fotografar o Rio Camboriú e enviar as fotos para o Comitê Camboriú da Maratona Fotográfica, parceria também entre as três instituições. Na oportunidade, os educadores do setor de Educação Ambiental do Programa Terra Limpa conversaram com os alunos sobre as questões dos resíduos depositados nos rios, orientando sobre o descarte ambientalmente correto – a importância da coleta seletiva nesse contexto – e a participação no projeto de Óleo no Futuro, sensibilizando para o direcionamento correto do óleo de cozinha usado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os alunos do 5º ano do CEM CIEP, acompanhados das professoras Maria Elizane Gardini, Sonia Roque e Andreia, também participaram das atividades do dia, percorrendo as ruas do bairro e chegando até o estande da Parada do Rio com cartazes, frases alusivas à importância da conservação e preservação deste recurso natural.

A participação da comunidade durante todo o dia foi “bem interativa”, conforme explicou a educadora ambiental Mara Lins. “Foi bastante positiva. Quem buscou informações sobre as questões ambientais, recebeu orientação e material informativo para o descarte ambientalmente correto dos resíduos”, analisou. Ela informa que foram dadas explicações aos moradores sobre o roteiro da coleta seletiva no bairro Vila Real, foram oferecidos adesivos da coleta seletiva, orientações sobre o descarte do óleo de cozinha e os Ecopontos que recebem o óleo nas unidades escolares municipais, além dos telefones úteis para agendamento da coleta de móveis usados, fogões, entre outros serviços realizados pela Prefeitura e Meio Ambiente.

Ainda foi explicado sobre a devolução de resíduos como baterias de celulares para os revendedores e descarte de pilhas usadas e todo esse esforço para fazer a população compreender que estes resíduos não devem ser jogados nos rios. “Eles trazem graves impactos ambientais aos nossos recursos hídricos, bem como ao meio ambiente como um todo”, complementa a secretária do Meio Ambiente municipal, Nena Amorim.

O slogan usado para chamar a atenção foi “Sua atitude faz a diferença, não deixe seu lixo parar nos rios “. Nas unidades escolares, por meio do Programa Terra Limpa, as atividades pedagógicas se voltaram para a educação ambiental, mas o tema é tratado de forma contínua e permanente.

As atividades do Dia Mundial da Água tiveram a meta principal de trabalhar a educação ambiental “não formal”, ou seja, sensibilizar a comunidade quanto à responsabilidade de cada cidadão na proteção e conservação dos recursos hídricos, em destaque, o rio Camboriú.

Também participaram da atividade artistas plásticos da Fundação Cultural (FCBC), do Grupo Balnearte de Balneário Camboriú com pintura em tela “ Olhares para o rio”, que foram doadas para o setor de Educação Ambiental, no qual serão usadas nas atividades e eventos do setor.

Os funcionários do Viveiro Mata Atlântica da Secretaria do Meio Ambiente também realizaram um trabalho informativo. Foram distribuídas mais de 100 mudas de árvores nativas e frutíferas, que, plantadas, contribuirão na recuperação e conservação do meio ambiente, e na qualidade de vida de todos.

No município de Camboriú, as atividades foram similares, e aconteceram na cabeceira do rio Camboriú, no centro da Cidade.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteParada no Rio contou com interatividade de moradores e estudantes
PUBLICIDADE

Últimas notícias