Nesta quarta-feira, dia 9, será realizada a inauguração e entrega da primeira fase do Sistema de Monitoramento Ambiental da Bacia do Rio Camboriú, desenvolvido através de uma parceria entre as Prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú, Epagri/Ciram, Emasa e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. A solenidade terá início às 14h, no auditório da prefeitura de Camboriú.
A Rede de Monitoramento e Telemetria é um conjunto de estações capazes de medir a quantidade de chuva, nível de rio, temperatura, vento entre outras variáveis ambientais, de uma determinada localidade. Os dados coletados permitem conhecer melhor o clima local, além de auxiliar o trabalho da Defesa Civil, que pode acompanhar em tempo real a evolução dos volumes de chuva e níveis de rios, planejando suas ações preventivas contra cheias e estiagens.
Nessa primeira fase, a rede conta com uma estação hidrológica no Rio Macacos, uma estação agrometeorológica instalada na localidade de Louro e uma meteorológica, que fica no ponto de captação da Emasa. Todos os equipamentos que compõem a Rede de Monitoramento são automáticos e telemétricos, permitindo assim, que as variáveis ambientais sejam medidas automaticamente e os dados enviados via sinal de celular e ondas de rádio para a sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis, e para a Prefeitura de Camboriú, a cada 10 minutos.
A segunda fase do projeto conta ainda com a instalação de mais três estações – duas hidrológicas e uma maregráfica, que além de medir a quantidade de chuva, registrará o nível da maré em Balneário Camboriú.
Entenda a função de cada estação:
Estação hidrológica: responsável por medir os níveis de chuva e de rios;
Estação agrometeorológica: mede temperatura, volume de chuva, umidade relativa do ar e molhamento foliar;
Estação meteorológica: mede níveis de chuva e de rio, temperatura, umidade relativa do ar, vento, radiação solar e pressão atmosférica.