• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Câmara de Itajaí planta árvores para neutralizar emissão de gás carbônico

PUBLICIDADE

Câmara de Itajaí planta árvoresA Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na manhã desta sexta-feira (12) o plantio de árvores para neutralizar o gás carbônico emitido em 2013 com o consumo de papel, combustível e energia elétrica. As mudas foram plantadas na Comunidade Terapêutica Maranata, localizada no Brilhante I, e além dos vereadores e servidores do Legislativo contou a participação dos dependentes químicos em tratamento no local.

Para compensar a quantidade de gás carbônico emitido no ano de 2013 a Câmara de Itajaí precisaria plantar 318 mudas. Ao todo foram plantadas na Comunidade Terapêutica Maranata 450, sendo que na manhã de hoje, com a ajuda dos servidores e vereadores, foram 250.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A primeira árvore do dia foi plantada em conjunto entre os vereadores Osvaldo Gern, José Ferreira, Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico, Antônio Aldo da Silva – Tonho da Grade e da coordenadora do Maranata, Leandra Adani. Segundo o coordenador do Instituto Brasil Ambiental (IBRA), Alex Rocha, a muda é especial. “Esta árvore se chama banana macaco e está praticamente extinta em Santa Catarina. O Viveiro Fazenda Nativa está produzindo mudas e várias delas já foram plantadas em diversos lugares do Estado”, informou aos participantes do plantio.

 

Viveiro Fazenda Nativa entrega inventário de emissão de CO2

A quantidade de árvores foi determinada no inventário de emissões de CO2 da Câmara de Vereadores de Itajaí, e é realizado pelo Instituto Brasil Ambiental, responsável pelo Viveiro Fazenda Nativa e pelo Parque do Atalaia. A instituição utiliza uma metodologia reconhecida internacionalmente, chamada Greenhouse Gas Protocol (GHP), que leva em consideração a utilização de gasolina, energia elétrica e papel.

Segundo o relatório, para cada tonelada de gás carbono emitida devem ser plantada 6,6 mudas mais o adicional de 100%. Em 2013 a Câmara de Vereadores emitiu o total de 24,16 toneladas de gás carbônico, devendo plantar então 318 mudas de árvores nativas. Segundo Alex Rocha, a Câmara de Vereadores de Itajaí foi pioneira neste tipo de ação, que iniciou em 2009.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteCâmara de Itajaí planta árvores para neutralizar emissão de gás carbônico
PUBLICIDADE

Últimas notícias