Um ano após o transplante, realizado em comemoração ao Dia da Árvore, a figueira apresenta todos os indícios de uma completa adaptação, com um desenvolvimento acima da média. O caule robusto e as folhas com tons vibrantes reforçam o sucesso da operação realizada pela FG Empreendimentos.
Foram cinco meses de planejamento e muito cuidado em todas as etapas. Agora a árvore será acompanhada por uma equipe de especialistas por pelo menos mais um ano até que o processo seja totalmente concluído.
A árvore com cerca de 50 anos e pesando 40 toneladas foi deslocada para a parte frontal do mesmo terreno, localizado na Barra Sul. Para esse processo, foram necessários 20 profissionais.
“O sucesso da operação se deve pelas condições técnicas e pelo preparo do local antes do procedimento. O acompanhamento de rotina, como a poda de galhos secos, irrigação adequada e adubação a cada três meses também foram fundamentais, além do fato da figueira não ter sido acometida por doenças e pragas”, aponta o técnico agrícola e especialista em gestão e manejo ambiental em sistemas florestais, Heli Schlickmann.
No local do transplante foi construído um jardim e instalada uma placa com informações gerais da figueira. Havia meios legais para obter a licença de corte, mas a FG Empreendimentos optou pelo processo de transplante.