A equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), realizou o resgate de animais domésticos e silvestres no último fim de semana. Entre as ocorrências, destaque para cobra e filhotes de gato, ambos recolhidos e encaminhados aos setores responsáveis.
A primeira ocorrência foi de uma cobra-de-capim ou cobra-pássaro (Liophis poecilogyrus) em uma residência. Esta espécie é comumente encontrada nos países da América do Sul, principalmente na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Foi encaminhada ao Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e Flora (ICCO), anexo ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico da Santur).
Segundo a responsável pelo Setor de Resgates da Semam, Jhuly Martins, “no ICCO os animais recebem todo o atendimento veterinário necessário. Em seguida são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), gerenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Florianópolis“.
O segundo chamado foi para atender uma ocorrência de abandono de quatro filhotes de gato. Populares os encontraram em um saco de lixo e contataram a equipe de resgate da Semam, que encaminharam os animais para a Ong Viva Bicho, onde recebem os cuidados necessários. Logo após a recuperação, estarão disponíveis para adoção.
Para denunciar abandonos ou o aparecimento de animais silvestres em ambientes urbanos, ligar para a Semam, pelo (47) 3363-7145, ou diretamente para Jhuly Martins, no (47) 9614-1335.