A Fundação do Meio Ambiente (FATMA), divulgou o relatório de balneabilidade que mostra Itajaí com 100% de suas prais próprias para banho. As amostras foram coletadas no quarta-feira (27). Os cinco pontos analisados, nas praias de Itajaí se encontram próprios para banho. São eles: Cabeçudas, Atalaia e três pontos na Brava.
Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a FATMA analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da FATMA é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.
Desde o início do ano, a FAMAI tem realizado um trabalho junto à população da Bacia do Ribeirão Cassino, na Praia Brava. Foram atendidas 400 residências na rede de esgoto do SEMASA. No total, mais de 112 quilos de matéria orgânica deixaram de ser despejados no ribeirão diariamente.
A informação sobre a balneabilidade das praias está disponível no aplicativo da FAMAI. O dispositivo foi lançado nesta terça-feira (28) e mostra os pontos exatos examinados, com informações sobre a condição própria ou imprópria, local e a data da última coleta. Ele pode ser baixado de forma gratuita pelos sistemas iOS ou android.