A Praia Central de Balneário Camboriú amanheceu com uma visitante inesperada na faixa de areia. Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) apareceu na manhã desta terça-feira, 26. A Central de Operações 153 da Guarda Municipal de Balneário Camboriú recebeu um telefonema informando sobre o animal, que estava na altura da Rua 1901, e acionou a Guarda Ambiental.
Ao chegarem no local, os guardas ambientais verificaram que a tartaruga estava viva, mas debilitada. O animal foi levado para a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), que trabalhava na Praia do Estaleirinho com outra guarnição da Ambiental, fazendo a retirada de um golfinho morto na faixa de areia.
A tartaruga está agora na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha, onde foi medicada. A equipe aguarda a melhora no quadro clínico dela, para transportá-la ao projeto Tamar, em Florianópolis.
O animal tem um caso agravado de fibropapilomatose, uma doença caracterizada pela presença de tumores de pele que podem prejudicar o deslocamento e a alimentação, causando debilidade e, consequentemente, a morte. A equipe do PMP suspeita também que a tartaruga tenha ingerido lixo. Ela está magra e fraca.
Já o golfinho, da espécie Toninha, era uma fêmea de idade avançada. O PMP estava fazendo a necropsia na tarde desta terça-feira para saber a causa da morte. O animal foi encontrado em processo de decomposição.