O sábado e domingo (20 e 21) está com uma programação diversificada para quem deseja participar do evento nacional Semana Lixo Zero. A campanha está acontecendo em 65 municípios e é organizada por voluntários locais, com apoio de empresas privadas e instituições, em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa.
No sábado, a partir das 9h, acontece o Lixo Zero no Estaleiro. O evento realizado pela Associação de Moradores do Estaleiro (AME), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, fará a limpeza dos Costão Norte e Sul da praia. No mesmo dia, das 9h às 14h, ocorrerá a Intervenção Urbana – CDL Cidadã. Organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas, o evento será na Praça do Pescador. Ainda no sábado, às 14h, acontece a Feira de Trocas de Livros, realizado pelo Instituto Amigos da Cultura. O evento será na Avenida Santa Catarina, esquina com a Rua Alagoas.
No domingo, a partir das 9h, será feita a limpeza do mangue por pescadores, na Avenida Normando Tedesco, em frente ao Guacamole Cocina Mexicana. No mesmo horário será feita também a limpeza do Costão de Laranjeiras pelo Projeto Mude Hoje. Já das 10h às 12h e das 13h às 15h, será realizada a Mostra de Filmes Consciência Ambiental. Organizado pelo Câmara Setorial de Audiovisual de Balneário Camboriú, o evento ocorrerá no auditório do SESC, localizado na Avenida Central, nº360.
A Semana Lixo Zero vai até o dia 29 de outubro. Estão previstas ações educativas em escolas, apresentações artísticas, palestras, oficinas, rodas de conversa, limpeza (nos costões, mangues, Morro do Careca), contação de histórias, feira de troca de livros, mostras de filmes, entre outras atividades. Outras ações para o final de semana estão disponíveis no anexo da matéria. A programação completa pode ser conferida no anexo da matéria.
Sobre o Lixo Zero
Nesta edição, as ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco nos seguintes questionamentos: “qual a responsabilidade de cada cidadão na geração de lixo? O que pode ser feito para reduzir a produção de resíduos nas cidades?”. A intenção é mostrar para a sociedade que os recursos públicos empregados para gestão e encaminhamento de resíduos podem ser investidos em saúde, educação ou infraestrutura. Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem gera emprego e renda, de acordo com os organizadores.
Na cidade, a Semana Lixo Zero é organizada por Luciana Andrea de Jesus, em nome do Instituto Eco Cidadão, Lívia Garcia Prado, Luísa Garcia Prado e Vivian de Mello Cionek, em parceria com o Instituto Lixo Zero. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Programa Terra Limpa, é uma das parceiras.