Em todas as pesquisas de satisfação realizadas em Balneário Camboriú nas últimas duas décadas, a limpeza urbana da cidade e das praias sempre está entre os pontos mais elogiados pelos turistas. Isto é resultado da educação do nosso povo, que colabora com as iniciativas do Poder Público para aprimorar nossa qualidade de vida.
Os desafios são crescentes. Nos últimos oito anos a população aumentou 30% e a produção de resíduos saltou de 50.761 toneladas em 2010 para 58.124 toneladas em 2017. Uma década atrás, a circulação dos caminhões para a coleta domiciliar era mais fácil, a quantidade de veículos emplacados na cidade era cerca de metade do que temos hoje.
Balneário Camboriú é uma cidade empreendedora e no tratamento dos resíduos não poderia ser diferente, a população vai em busca das soluções mais modernas e responsáveis. Por isso, em breve colocaremos em execução projetos elaborados nos dois últimos anos que nos farão dar um salto de qualidade.
Vamos adicionar tecnologia aos serviços, facilitar a vida do cidadão, disponibilizando pontos de entrega, ampliar programas de recolhimento de materiais e construir o centro de triagem de resíduos recicláveis mais moderno do Sul do Brasil.
O objetivo da comunidade é transformar Balneário Camboriú em referência nacional nessa área, agregando qualidade de vida e obtendo retorno na qualificação do turista.
Hoje temos a população 100% atendida pelos serviços de coleta convencional e seletiva. Para chegar à excelência, precisamos reduzir a geração, elevar ao máximo a reciclagem e eliminar os depósitos inadequados de resíduos.
Texto: Waldemar Cezar Neto
Comments are closed.