O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade. Esse é o segundo relatório do ano, e de acordo com o resultado, dois pontos passaram de impróprios para próprios, porém um pontos deixou de ser próprio para banho em Balneário Camboriú.
No primeiro relatório do ano, divulgado na sexta-feira, 4.jan.2019, dos 15 pontos analisados, 7 estavam impróprios para banho. Já no relatório divulgado nesta sexta-feira, 11.jan.2019, existem apenas 6 pontos impróprios. Os ponto em frente a Rua 4000 e 3000 passaram de impróprios, para próprio para banho. Já o pronto analisado em frente a rua 4900 deixou de se próprio.
Balneabilidade
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina monitora a qualidade da água para banho de mar desde 1976. As análises são divulgadas semanalmente durante a alta temporada, e mensalmente de abril a novembro.
O IMA seleciona os pontos de tal forma que toda a costa seja avaliada, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas.
A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada por meio da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.
Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.
As informações estão disponíveis em balneabilidade.ima.sc.gov.br.
Confira os relatórios:
Relatório da sexta-feira, 4.jan.2019
Relatório da sexta-feira, 11.jan.2019