Na manhã desta segunda-feira (21), a Emasa realizou uma limpeza preventiva na rede de esgoto da Praia de Laranjeiras. Através de fiscalizações do Programa Se Liga na Rede, foi identificado vazamentos de óleos e gorduras nos Postos de Visitas (PV) e ao redor da Elevatória de Laranjeiras.
Esses resíduos foram, supostamente, despejados na rede por estabelecimentos da região, causando obstrução e prejudicando o tratamento de esgoto. “Possivelmente, nessa região, alguns restaurantes podem estar jogando a gordura pela pia, que vai direto para a rede de esgoto e causa grandes danos no tratamento” disse o Gerente de Resíduos Sólidos da Emasa, Gilberto Aires Hostins. Novas fiscalizações do Se Liga na Rede irão ocorrer no local.
Além de entupir as instalações sanitárias e obstruir as passagens da rede de esgoto, o descarte inadequado de óleo na pia traz prejuízos ao meio ambiente, através da contaminação em grandes proporções da água.
A Emasa recomenda que o óleo usado não seja jogado nos ralos, e que as residências e estabelecimentos comerciais como hotéis, restaurantes, lanchonetes, entre outros, tenham sua própria caixa retentora de gordura, pois o descarte adequado desses resíduos é obrigatório por lei.