Na manhã deste sábado, 16.fev.2019, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária estiveram na praia do Estaleirinho para verificar a origem de uma água verde (com limo) que escorreu pela rede de drenagem pluvial até chegar na areia da praia.
A suspeita é de que a água foi descartada de uma piscina sem uso. A fiscalização, que agiu imediatamente, localizou a tubulação de onde a água foi descartada e fará o lacre na próxima segunda-feira, 18.fev.2019. A operação, que irá contar com auxílio da Secretaria de Obras, abrirá a tubulação para detectar de qual imóvel ela pertence. O proprietário será notificado e poderá responder por crime ambiental. A água foi coletada para análise e a Vigilância Sanitária afirma que não é de esgoto.
A Praia de Estaleirinho é uma das praias certificadas internacionalmente pelo Bandeira Azul. Para conquistar a certificação passou por análises rigorosas de um júri internacional e precisou cumprir vários itens ambientais. Por isso, o Município irá atuar de maneira rigorosa contra qualquer ação que prejudique a qualidade ambiental destas praias.