Iniciado em janeiro, o projeto “Consciência na Praia” termina neste fim de semana (30 e 31) no Estaleiro. O projeto visa sensibilizar os turistas e a comunidade local quanto à preservação do meio ambiente.
As atividades de educação ambiental do projeto (exposições e brincadeiras educativas) serão desenvolvidas, no sábado e no domingo, das 10h às 16h, perto do local onde está hasteada a Bandeira Azul. No sábado, haverá prática de yoga gratuita das 9h às 10h.
Realizadas sempre aos fins de semana, as ações do projeto ocorreram, alternadamente, nas praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. O “Consciência na Praia” cumpre um dos requisitos do Programa Bandeira Azul, que é o de incentivar a educação ambiental nas praias envolvidas. O “Consciência na Praia” é executado pela Univali, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
Nesses quase três meses, cerca de mil pessoas participaram das atividades, de acordo com o oceanógrafo especialista em gestão de praias do comitê gestor do Bandeira Azul, Luidgi Marchese. No entanto, Marchese acredita que o número de pessoas atingidas pelas ações é superior. “Foi bastante positivo tanto com turistas como com a comunidade local”, diz o oceanógrafo.