Por determinação do presidente Omar Tomalih, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú adotará a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que visa eficiência nas atividades para preservação do meio ambiente e redução de custos.
Idealizado em 1999, a A3P foi colocado em prática em 2001 e em 2002 foi distinguido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o título de “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.
Atualmente sob tutela do Ministério do Meio Ambiente, a A3P possui um roteiro relativamente rígido que será seguido pelo Legislativo de Balneário Camboriú.
A Comissão Gestora, composta por servidores do Legislativo, será empossada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e dia Nacional da Reciclagem, em ato durante a sessão da Câmara de Vereadores.
As primeiras tarefas dessa Comissão serão:
Levantar os gastos com energia, água, materiais de escritório, entre outros;
Revisar os programas já existentes de licitação, descarte de resíduos, capacitação, saúde e segurança do servidor, qualidade de vida no ambiente de trabalho, etc.;
Avaliar os recursos físicos e financeiros disponíveis para a efetivação do programa;
Promover a conscientização de todos os setores envolvidos acerca da importância da Agenda Ambiental para a instituição.
Em 13 anos, 125 instituições municipais aderiram à Agenda Ambiental na Administração Pública. Em Santa Catarina, atualmente apenas a Câmara de Vereadores de Palhoça faz parte da Rede A3P.
A implantação da A3P terá apoio técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Comments are closed.