A Secretaria de Obras realizou nesta quarta-feira (21) o escoramento emergencial do Mercado Público de Itajaí. A medida foi necessária, para evitar o desabamento dos pilares de madeira de sustentação do telhado que estão danificados.
De acordo com o Laudo Técnico emitido pela arquiteta e Diretora de Estudos e Projetos, Silvana Pitz, na inspeção realizada no local, foram identificados diversos danos causados principalmente pela ação de intempéries. A falta de limpeza sistemática e de manutenção durante vários anos causou o entupimento das calhas, e em consequência a oxidação e ruptura da solda entre a calha e o tubo de queda de águas pluviais. Com isso, a estrutura de madeira ficou úmida e acabou apodrecida.
A Secretaria de Urbanismo também emitiu uma intimação para que um estabelecimento comercial que funciona no Mercado Velho remova os toldos fixados à estrutura de madeira das varandas, colocados sem autorização do Conselho de Patrimônio Cultural, assim como o isolamento da área de risco, sob pena de multa.
O Mercado Público de Itajaí foi construído em 1917 e é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e Municipal. A Fundação Cultural de Itajaí já iniciou a elaboração de um projeto para restauração do Mercado Público.