Andar pelas calçadas dos prédios públicos municipais está cada vez mais fácil e acessível. Os passeios estão sendo reformados, ganhando piso podotátil (para deficientes visuais) e rampas de acesso (para deficientes físicos). Já foram padronizados 18 prédios públicos entre creches, escolas, postos de saúde, praças e centros de arte e lazer.
Nesta semana, iniciaram os trabalhos no Ginásio de Esportes Mário Tavares, na Rua Uruguai. Toda a calçada está sendo reconstruída, ganhando meio-fio, ladrilhos hidráulicos e piso podotátil. Na próxima semana, a padronização chega à E.B Yolanda Laurindo Ardigó, na Praia Brava.
A meta é construir 11.166 metros quadrados de calçada nos prédios públicos até dezembro. A ação faz parte do programa “Itajaí mais Linda”, que visa estimular a população a realizar benfeitorias em suas propriedades, como a construção de calçadas adaptadas, construção ou pintura de muro, criação de jardins e pintura do imóvel. Em troca, os moradores ganham até 50% de desconto no valor do IPTU.
A cartilha que ensina a população a padronizar suas calçadas pode ser acessada no site do município: www.itajai.sc.gov.br no lado direito da página principal, banner “Projeto Calçadas Seguras”.