A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) continua os preparativos para a temporada de verão. As ações visam atender a demanda da temporada para garantir abastecimento de água para toda a comunidade.
A Emasa empreendeu todos os esforços, durante o ano, no processo de análise do projeto junto à Concessionária Auto Pista Litoral Sul e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para obtenção da autorização de passagem da nova adutora de 800 milímetros na Rodovia BR-101. Com a liberação concedida no dia 11 de Novembro (quarta-feira), a Emasa está apta a retomar a parte final da obra de implantação da nova adutora de água bruta.
Segundo o diretor geral da Emasa, André Ritzmann, “pretendemos terminar a nova adutora, que falta tão somente passar por uma obra por baixo da BR-101. Também vamos iniciar o funcionamento de dois novos floculadores e decantadores que se encontram em fase de testes, os quais facilitarão o trabalho dos filtros, acelerando todo o processo de tratamento da água, ampliando a oferta. Além disso, já houveram trabalhos de recuperação e manutenção para diminuição de perdas na Estação de Tratamento de Água (ETA) para assegurar um rendimento superior no abastecimento“.
Encontra-se em execução a obra de extensões de rede de água em algumas ruas dos bairros Municípios, Nações, Nova Esperança e diversas interligações de rede para eliminar pontas secas e melhorar o abastecimento em diversas ruas do Centro. Já entrou em funcionamento o terceiro reservatório (R-3), com dois milhões de litros de capacidade, para atender regiões antes problemáticas devido à falta de pressão, como os Bairros Ariribá, Nações e Pioneiros, hoje já abastecidos. Em seguida, será atendida a Praia dos Amores, onde se torna necessária a instalação de um redutor de pressão para evitar rompimentos. Além disso, foram acelerados os procedimentos de revisão de todas as redes, visando garantir fluxo adequado para atender à demanda da temporada. Hoje, a capacidade de reservação de Balneário Camboriú é de mais de 15 milhões de litros, nos três reservatórios.
Limpezas preventivas nas redes de água e esgoto foram programadas com antecedência, assim como a limpeza de peneiras fixadas junto aos hidrômetros, a manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de bombeamento, incluindo bombas backup e geradores para funcionamento do sistema, mesmo em casos de queda de energia.
André Ritzmann reitera que um trabalho preventivo é realizado na cidade. “Estamos solicitando aos grandes consumidores de água, que observem se a sua captação está trazendo água em quantidade necessária. Se estiver abaixo do esperado, que nos comuniquem, para que no verão não haja abastecimento insuficiente em seu estabelecimento“, enfatiza.
Economia necessária
A água é um recurso finito, não sendo tão abundante quanto parece. Balneário Camboriú chega a receber quase dois milhões de pessoas na temporada em rotatividade, e para que todos possam usufruir desse bem natural, é preciso ter a consciência de economizá-la. Atos como possuir caixas d’água e ou cisternas em capacidade compatível com a lotação do imóvel, diminuir o tempo do banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar o carro com pano e balde, não lavar calçadas com mangueira e instalar descargas com regulagem já contribuem para reduzir o valor da conta, ajudar o meio ambiente e evitar a falta de água no município.
Para prever quaisquer tipos de problema, principalmente a falta de pressão da água nas caixas, a Emasa solicita que entrem em contato pela central de atendimento através do 0800 643 6272 ou (47) 3261-0000. O atendimento pode ser feito pessoalmente, das 8h às 18h, no endereço da sede, localizada na Quarta Avenida, número 250.