
Dentro de 20 a 30 dias devem iniciar as obras de recuperação da ponte Tancredo Neves, que liga os bairros São Vicente e Cordeiros. De acordo com laudo técnico, será necessário construir novos blocos e pilares centrais para conter o rebaixamento da ponte, que está cedendo um milímetro por dia. “Nosso trabalho de recuperação será feito por cima da ponte, vamos fazer uma nova fundação central através de estacas raiz e depois nivelar a pista”, conta o Secretário de Obras, Marcelo Schilickmann.
Segundo ele, o laudo apontou que por falta de atrito lateral nas estacas, a ponte ficou sem resistência para suportar o próprio peso, o que mais cedo ou mais tarde provocaria o rebaixamento da estrutura. As estacas atuais têm 25 metros de profundidade, e as novas terão 45 metros e serão fincadas na “rocha mãe”, o que vai garantir a segurança da ponte.
Na próxima semana, o município irá receber os projetos da obra e os orçamentos para estaqueamento. A obra será feita em caráter emergencial, o que dispensa licitação. “Precisamos começar o conserto da ponte o mais rápido possível, caso contrário ela poderá se tornar irrecuperável”, ressalta Marcelo Schilickmann. A meta é que os trabalhos sejam concluídos no final de fevereiro de 2016.
A ponte está interditada desde o dia 23 de outubro. Desde então, o trânsito local sofreu grande impacto já que o fluxo de veículos nesta região é bastante intenso.