Nesta sexta-feira (21), o monumento “A Praia do Presidente Jango”, uma escultura que representa o ex-presidente João Goulart e seus dois filhos, foi reposicionado em Balneário Camboriú. A mudança faz parte do projeto de reurbanização da orla da praia central, preservando a essência e o simbolismo da obra.
Criada pelo artista visual Jorge Schroeder, a escultura é parte do patrimônio cultural de Balneário Camboriú desde 6 de dezembro de 2007. Ela apresenta o ex-presidente e seus filhos, João Vicente Goulart e Denize Goulart, em tamanho real, sentados e olhando em direção ao antigo endereço de sua casa na Avenida Atlântica, esquina com a Rua 4600.
A obra, feita em bronze patinado com um banco de granito cinza e base de cimento branco, foi avaliada em bom estado de conservação, o que facilitou seu deslocamento. O monumento foi movido cerca de 12 metros do seu local original, sem intercorrências, para um novo espaço que continua voltado para o antigo endereço da casa de veraneio da família Goulart.
O novo posicionamento foi escolhido para assegurar a continuidade da homenagem ao ex-presidente, mantendo o olhar da escultura em direção à residência histórica da família, em consonância com o projeto de reurbanização que visa melhorar a orla da praia central de Balneário Camboriú.