O bairro Nova Esperança, no sul de Balneário Camboriú, recebeu neste domingo (19), uma força-tarefa para limpeza e retirada de entulhos acumulados após as fortes chuvas da última quinta-feira (19). A ação, coordenada pela Secretaria de Obras do município, contou com o reforço de servidores vindos de Chapecó.
Durante o mutirão realizado no bairro Nova Esperança, foram executados serviços como retirada de entulho, limpeza da lama e lavagem com hidrojato. A operação contou com a mobilização de dois caminhões caçamba truck, dois caminhões, duas retroescavadeiras e um caminhão hidrojato enviados de Balneário Camboriú.
De Chapecó, foram deslocados equipamentos como uma retroescavadeira, dois caminhões caçamba, um caminhão hidrojato e uma retroescavadeira do tipo “bob cat”. Ao todo, 40 caminhões carregados de entulho e outros resíduos foram retirados do local durante a ação.
Durante a ação de limpeza, equipes da Secretaria de Assistência Social visitavam casas para levantar o número de famílias afetadas e identificar as principais necessidades de cada uma delas.
Presença do Prefeito de Chapecó
Durante a ação no bairro Nova Esperança, a prefeita Juliana Pavan esteve acompanhada do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ambos filiados ao PSD. Rodrigues trouxe equipamentos de Chapecó para auxiliar na remoção e coleta de entulhos na região afetada pelas chuvas.
No entanto, essa colaboração levantou questionamentos sobre uma possível estratégia política da família Pavan para promover João Rodrigues, potencial candidato ao governo estadual em 2026, em detrimento das ações do governador Jorginho Mello (PL).
A prefeita Juliana Pavan teria minimizado a atuação do governo estadual, apesar do suporte prestado, enquanto enaltecia a ajuda de Rodrigues, sugerindo uma tentativa de descredibilizar a gestão estadual e fortalecer a pré-campanha de Rodrigues.