• O portal de notícias de Balneário Camboriú

18ª Conferência Estadual de Entorpecentes é realizada em BC

PUBLICIDADE

conferenciaFoi encerrada no começo da tarde desta sexta-feira, 5, a 18ª Conferência Estadual de Entorpecentes – CONEN/SC, sediada neste ano pelo município de Balneário Camboriú. O evento reuniu um grande número de autoridades ligadas ao tema, além dos conselhos de entorpecentes, COMENs, e antidrogas, COMADs, de todo o estado de Santa Catarina.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro de Eventos Cine Itália, foram realizados palestras, apresentações culturais e debates sobre o uso indiscriminado de drogas, bem como prevenção e apoio as comunidades terapêuticas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Robson Robin, diretor do departamento de Politicas Públicas Antidrogas, da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), de Brasília, falou da importância de se prover políticas antidrogas nos estados e municípios, destacando a nova lei sobre drogas que entrou em vigor em 2010, em todo o país. Manoel Telles, técnico em projetos do SENAD, proferiu palestra e buscou informações para elaboração de um projeto de captação de verbas para as comunidades terapêuticas do estado catarinense. Na manhã desta sexta, Aristeu Vieira Stadler, psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS,de Florianópolis, proferiu a palestra com o tema Alcoolismo e a problemática das drogas lícitas.

Durante a conferência, o Conselho Municipal Antidrogas – COMAD, de Balneário
Camboriú, apresentou os trabalhos desenvolvidos com os dependentes químicos do Município, e as experiências adquiridas nos quatro anos de conselho. Também foi apresentado aos conferencistas o trabalho realizado pelo setor de Resgate Social /Migração, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que é referência para alguns municípios do país. O tipo de abordagem utilizado pelo serviço em Balneário Camboriú foi o que mais chamou a atenção das autoridades e conselheiros antidrogas do Estado.

Para Paulo Roberto de Souza, diretor de Resgate Social e secretário do COMAD-BC, deu um passo importante com a realização do encontro estadual antidrogas. “Nosso Município deu um grande salto na política social contra as drogas, e agora só nos resta colocar em prática o que aprendemos com essa conferência”, concluiu Paulo.

O evento em Balneário Camboriú foi realizado pelas parcerias entre a Prefeitura de Balneário Camboriú, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Estadual de Entorpecentes – CONEN/SC, Conselho Municipal Antidrogas – COMAD/BC, e Fundação CASAN- FUCAS.

3 COMENTÁRIOS

    • QUERIDO PODE TER CERTEZA QUE TODOS QUE ALI ESTAVM CERTAMENTE SABEM MUITO BEM O QUE ESTÃO FAZENDO. HÁ PESSOAS COM ANOS E ANOS DE EXPERIÊNCIA, SENDO QUE DURANTE ESTE TEMPO ESTÃO DISPOSTOS A AJUDAR A RESOLVER UM DOS TANTOS PROBLEMAS QUE DESTROEM VIDAS DIARIAMENTE. SOMOS PESSOAS RESPONSAVEIS POR NOSSOS ATOS E CIENTES DE QUE NOSSO TRABALHO PODE NÃO SER RECONHECIDO POR MUITOS MAIS DE CERTEZA ESTA RESTAURANDO VIDAS DIA-A-DIA. ABRAÇOS

  1. ASAPD – ASSOCIAÇÃO DE APOIO NA PREVENÇÃO AS DROGAS disse…
    A convite do Conen – Concelho Estadual de Entorpecente do RN, participamos do curso de capacitação para subvenção, que foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2011, ministrada pelo palestrante professor Manoel Teles (Senad) no auditório da Emater-RN. No decorrer da palestra o mesmo informo que aproximadamente dos 5000 municípios do Brasil foram enviados entorno de 50 projetos referente ao tema da palestra no ano anterior. Vale salientar que o professor Manoel Teles mencionou que o edital sobre o tema acima citado sairia provavelmente no final de agosto de 2011 e ate o presente momento não foi publicado.O governo federal quer cortar pela metade o programa de combate ao crack, vale salientar que ao meu ver o governo federal pode ate dobrar o valor do programa no combate ao crack pois não a interesse dos governos municipais e estaduais em elaborar projetos desta magnitude que vem desde a burocracia a qualificação entre outros.E bom lembrar que estamos em outubro e não saio o edital ou seja já não se tem vontade agora também tempo para elaboração de um projeto. Como vocês avaliam estas situações. Atenciosamente ASAPD – Associação de Apoio na Prevenção as Drogas Maria Alda Silva

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasSaúde18ª Conferência Estadual de Entorpecentes é realizada em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias