O Centro de Controle de Pragas Urbanas de Balneário Camboriú (CCPU) realizou este ano 572 atendimentos no município. O programa, que faz parte da Vigilância Sanitária, visa a orientação e prevenção das zoonoses, doenças transmitidas por animais. A equipe atua também no controle de animais, como ratos, caramujos africanos e cobras nas vias públicas.
Atualmente o CCPU mantém um trabalho quinzenal de aplicação de raticidas e larvicidas, efetuado por profissionais nos mais de 100 pontos da cidade que tem vestígios destes animais. Durante o ano é realizado o monitoramento semanal e no verão os cuidados são intensificados, já que, devido ao calor, o aparecimento das pragas urbanas costuma aumentar.
Outro trabalho realizado consiste em atender moradores que estejam enfrentando problemas com animais domésticos, como cachorros e gatos abandonados. Ao receber denúncias a equipe efetua uma série de exames para verificar a existência de doenças transmissíveis ou agressividade. Quando detectados, o mesmo é recolhido e levado à ONG Viva Bicho. Em média, 110 animais são abrigados por mês.
Para o cuidado destes animais, a prefeitura mantém um convênio com a ONG e repassa, através das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, uma verba mensal destinada a castração, vacinação, alimentação e outros cuidados. É importante ressaltar que o CCPU não é responsável por maus tratos, este tipo de ocorrência deve ser encaminhada à Polícia Civil, que deve agir de acordo com o Código de Defesa Ambiental.
Geosi de Lima, bióloga coordenadora do CCPU, afirma que “o principal foco é evitar que ratos, cobras, mosquitos e outras pragas se espalhem pelo município, protegendo assim a comunidade das doenças que eles podem transmitir. Com os animais domésticos, os encaminhamos à ONG para que recebam cuidados necessários para sua sobrevivência”.
Veterinários, fiscais da saúde pública e agentes de controle de endemias também formam a equipe responsável por este trabalho. O CCPU atende na Rua Dom Henrique, esquina com a Rua Arroio Trinta, bairro Iate Clube, e através do telefone (47)3366-4593.