O prefeito Edson Piriquito assinou, na quinta-feira (20), ordem de serviço com a empresa vencedora de certame licitatório para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na esquina da Rua Iraque com a Avenida Martin Luther, no bairro das Nações. A obra tem prazo de execução de cinco meses e o investimento é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Edson Piriquito disse que “a iniciativa amplia a capacidade de atendimento à população e garante cada vez mais acesso a saúde pública de qualidade e atenção aos cidadãos”. A nova unidade terá estrutura completa para atendimento de urgência e emergência 24 horas. O primeiro PA construído na cidade atende a população da zona sul, no bairro da Barra. Em pouco mais de dois anos, registra mais de 130 mil atendimentos e a realização de quase quatro mil exames de raio-X.
O bairro das Nações é o mais populoso da cidade. A unidade de Pronto Atendimento será construída em área de fácil acesso pela Avenida Martin Luther, priorizando ainda a humanização da área. A entrada do prédio ficará próxima a uma “bisnagueira” (Spathodea Campanulatta), a qual será preservada por exigência do prefeito Piriquito.
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são intermediárias entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais. Atendem pacientes com problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes que exigem sutura e sintomas de infarto ou outras patologias. São equipadas com raio-X, eletrocardiograma, laboratório e leitos para abrigar pacientes em período de observação médica.
A Prefeitura de Balneário Camboriú também mantém farmácias descentralizadas. Uma funciona em área contígua ao PA da Barra, disponibiliza 220 medicamentos gratuitos e beneficia mensalmente 3.300 pessoas. Outra farmácia funciona no bairro das Nações, anexo ao Centro de Fisioterapia e Reabilitação (Cefir).