Equipes de médicos do Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, visitam no endereço residencial, pacientes que estiveram internados na casa de saúde para avaliar a recuperação dessas pessoas. A medida ocorre depois de assinatura de convênio com o curso de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Eroni Forest, diretor do hospital, explica que a metodologia do trabalho está na seleção de prontuários, contato com o paciente e a família, e agendamento da visita. “Depois disso, os médicos vão à residência do convalescendo para avaliar o estado de saúde e sua recuperação”, observou o médico. A ação terá continuidade por tempo indeterminado e é feita atualmente no bairro da Barra, Municípios e Vila Real, além da região central da cidade.
Ainda segundo a direção do hospital, as visitas médicas são de vital importância porque os alunos da faculdade de Medicina estudam a disciplina de Saúde Coletiva. “São pacientes que se recuperam de todo tipo de patologia, inclusive os que foram submetidos à cirurgias”, explica Richelli Duarte, do setor administrativo. Ela acrescentou que o trabalho também é feito com parturientes.
Para Lilian e Leonardo Nunes da Silva, que receberam a visita da equipe no início desta semana, o trabalho é de vital importância para quem passou pelo Hospital e necessita de um acompanhamento médico. “No nosso caso, por termos um cadeirante nesse benefício, facilitou muito a nossa vida. Realmente, foi muito bom”, qualifica a dona de casa e moradora do Bairro dos Municípios, Lílian da Silva.
O Prefeito Edson Piriquito disse que “assim como ocorre em outros setores da administração, a Prefeitura prioriza, através do hospital o atendimento ao cidadão o que revela cuidado especial pela comunidade ordeira e trabalhadora da cidade”, concluiu.