Muita gente deve ter ficado decepcionada após assistir a uma reportagem do Fantástico, no domingo, 12 de julho. Uma matéria abordou os benefícios dos famosos sucos detox, onde médicos e especialistas desmitificaram a promessa da desintoxicação do organismo.

Que uma alimentação saudável, a base de legumes, frutas e bastante líquido trazem benefícios para nosso corpo, isso todos sabemos. Mas prometer “limpar” nosso organismo das impurezas, é exagero. Na reportagem, um dos médicos entrevistados disse se tratar de “propaganda enganosa” o marketing feito em cima dos produtos detox.

A especialista em receitas saudáveis Patrícia Boni, de Balneário Camboriú, abordou várias vezes o tema nas redes sociais. Segundo ela, desintoxicar o organismo é só uma das promessas engarrafadas e vendidas na forma de suco. “Tem quem prometa até perda de peso com estes produtos dizendo que a bebida ajudaria a perder até 1 kg por dia, fazendo o chamado ‘Daytox’: um dia em que só é permitido beber tais sucos, além de chá e água”, observa Patrícia.

O “milagre” engarrafado, pelo visto tem gerado lucros para diversas empresas. Uma delas, a Greenpeople, no Rio de Janeiro, que começou em fevereiro de 2014, vende atualmente cerca de 4.000 garrafas por dia, cada uma com 350 ml custa R$15,00.

A especialista em receitas saudáveis Patrícia Boni, de Balneário Camboriú,  é adepta de um estilo de vida saudável. (Divulgação)
A especialista em receitas saudáveis Patrícia Boni, de Balneário Camboriú, é adepta de um estilo de vida saudável. (Divulgação)

“Os sucos são de fato saudáveis, mas afirmar que desintoxicam o organismo é um argumento marqueteiro. Nosso corpo tem mecanismos naturais de desintoxicação. O fígado e o sistema renal são responsáveis por isso. E nosso sistema digestivo não precisa de descanso”, esclarece Patrícia.

Ela ainda explica que devemos sim manter uma rotina saudável, com alimentação variada e regrada, além de atividades físicas, mas nossa busca por saúde e um corpo fitness está fazendo com que empresas invistam em mentiras e muita gente está pagando por acreditar nelas.

“Infelizmente estamos cercados de empresas que prometem o céu e a terra, enganando quem busca por qualidade de vida ou perda de peso, então cabe a nós procurarmos entender melhor esses produtos, nos informarmos e conversarmos com especialistas para evitarmos cair em golpes como estes”, finaliza.