• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vigilância Epidemiológica identifica mais focos do mosquito Aedes Aegypti em Camboriú

Os novos focos foram registrados no Bairro Centro

PUBLICIDADE
(Divulgação)
(Divulgação)

A Vigilância Epidemiológica de Camboriú encontrou nesta terça-feira, dia 23, mais dois focos do mosquito Aedes Aegypti, totalizando 14 no município. Os novos focos foram registrados no Bairro Centro, um em uma floricultura e o outro em uma residência.

Nossos agentes de saúde tem visitado casas e estabelecimentos comerciais em busca dos focos e, também, a fim de instruir a população sobre os cuidados para evitar não só a dengue, mas a chikungunya e o zika vírus. Nesta terça-feira encontramos focos do mosquito em uma floricultura e após a varredura de 300 metros encontramos mais um foco em uma residência”, comentou a Coordenadora da Vigilância Epídemiológica, Karen Rigon.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, um morador foi diagnosticado com o Zika, após haver viajado para o Mato Grosso, onde contraiu o vírus. “A população tem que entender que a situação já ficou séria, independente do número de focos ou registros de diagnósticos, não podemos brincar com o mosquito. O melhor jeito de acabar com o Aedes Aegypti é não deixar que ele nasça”, enfatizou a Secretária da Saúde Márcia Regina Oliveira Freitag.

Entre os principais cuidados estão: manter casas e terrenos limpos, evitar lugares propícios para a proliferação do mosquito, como jogar lixo em terrenos baldios, deixar recipientes com água parada e caixas de água sem tampa. Além disso, se deve procurar tirar vasos de plantas ou enchê-los com areia e limpar as calhas.

Dia D combate à Dengue se repete no município

No próximo sábado, dia 27, Camboriú realizará mais um dia voltado ao trabalho intensificado de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Agentes de saúde, acompanhados por voluntários, estarão passando nas residências e comércios para informar sobre as causas, sintomas e, principalmente, como evitar a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Quem desejar se voluntariar pode procurar a unidade de saúde mais próxima e verificar o cronograma de ação.

Confira os sintomas das doenças:

Dengue: febre alta, entre 39° a 40°C, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias; dor de cabeça; dores no corpo e articulações; fraqueza; dor atrás dos olhos; coceira na pele; perda de peso, náuseas e vômitos. Ainda em casos mais grave da doença pode-se perceber dor abdominal intensa e contínua, e sangramento de mucosas.

Chikungunya: febre alta de início rápido; dores intensas nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos; dor de cabeça; dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Zika: dor de cabeça; febre baixa; dores leves nas articulações; manchas vermelhas na pele; coceira e vermelhidão nos olhos.

Caso identifique algum desses sintomas, é importante procurar rapidamente uma unidade de saúde para avaliação médica.

Click CamboriúNotíciasSaúdeVigilância Epidemiológica identifica mais focos do mosquito Aedes Aegypti em Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias