De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) de Balneário Camboriú, 13.947 pessoas já foram vacinadas durante a “18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”.
O número representa 62,77% da meta final, conforme computado no “Vacinômetro”, software do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). A mobilização contempla grupos prioritários específicos e perdura até 20 de maio.
Totalmente direcionada, a ação teve, nos primeiros seis dias, predominância de vacinação em idosos com 60 anos de idade ou mais. Ainda é possível constatar que, do número total, 7.058 aplicações foram realizadas na Unidade Básica de Saúde Central (Posto da 1500).
“Além disso, pessoas com comorbidades e patologias de base correspondem a 2.631 outras aplicações, ou seja, um adicional ao feito em grupos prioritários”, comenta Zibeilde Ferreira Borges, enfermeira e coordenadora de imunização do município.
Em execução em todos os bairros, a campanha também contempla crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mães recentes com até 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Munícipes que não se vacinaram, e se encaixam no público alvo, devem procurar as unidades básicas munidos com a carteira de vacinação.