O Hospital Marieta celebra o melhor índice de doações de tecido ocular em Santa Catarina. O levantamento de 2017 posicionou a unidade hospitalar na liderança do ranking estadual, registrando 97 doações deste tipo no ano passado. O dado surpreendente fez com que a fila de transplantes de córnea em Itajaí ficasse zerada. Este ano, o hospital permanece na 1ª colocação no Estado.
Para a diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mercia Lemes, o resultado positivo e a liderança são provenientes também do excelente trabalho realizado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). “Prezamos pelo serviço multidisciplinar, com médicos e profissionais de diversas áreas da saúde para garantir a assistência necessária às famílias que passam por este processo da doação de órgãos. Esta excelência em atendimento resulta em dados positivos ao nosso hospital”, comenta.
Formada em 2003, a equipe da CIHDOTT trabalha para humanizar e processo de captação de órgãos e tecidos, identificando potenciais doadores no Hospital Marieta. Os profissionais dão suporte aos familiares dos pacientes quando há morte encefálica, realizando um serviço de assistência solidária e à favor da conscientização sobre a importância da doação.