Amamentar é um ato de amor que proporciona momentos inesquecíveis para uma mãe e seu bebê, além de o leite materno ser um alimento que traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Mas para quem possui algum tipo de dificuldade para amamentar, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen possui um banco de leite humano que funciona 24 horas e conta com uma equipe treinada para ajudar as mães com todo o processo de amamentação ou ainda que tenha problemas nas mamas, como fissuras, ingurgitamento mamário, mastite, entre outros.
O Hospital também busca doadoras de leite humano. De acordo com Larissa da Silva, coordenadora de enfermagem do Hospital Marieta, toda mãe que estiver amamentando e apresentar uma produção excessiva de leite, pode entrar em contato diretamente com o setor para ser uma doadora e ajudar os bebês que estão internados na Unidade Neonatal. “Se a mãe for moradora de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Navegantes nós realizamos esta busca de leite doado em domicílio”, comenta Larissa.
Para ser uma doadora, precisa ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Depois de realizada a coleta, o leite é identificado, congelado, pasteurizado, analisado para que seja comprovada sua qualidade e somente após esta liberação o leite é preparado e distribuído para os bebês da Unidade Neonatal.
Atualmente o banco de leite humano do Hospital Marieta está com uma média mensal de 50 doadoras com um volume médio de 101 litros por mês. Esse leite é distribuído para todos os bebês internados, com exceção daqueles que têm alguma restrição alimentar e que recebem fórmula infantil. “No último ano tivemos mais de oito mil atendimentos, incluindo orientações e visitas domiciliares, sendo que no mês de março desse ano batemos o recorde em número de atendimentos, chegando a 1025 atendimentos e coletamos 140 litros de leite”, afirma a coordenadora de enfermagem do Hospital Marieta.
Comments are closed.