ITAJAÍ – A médica infectologista da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do Hospital Marieta, Dra. Letícia Ziggiotti de Oliveira, oficiou na última sexta-feira, 17.dez.2021, um alerta de surto de Influenza ao diretor técnico, Dr. Cristiano Alexandre Ferreira. O alerta passou a circular em grupos de mensagens instantâneas nesta terça-feira, 21.
Na mesma data do ofício, o Click Camboriú já havia antecipado que Balneário Camboriú e região poderia estar em surto de H3N2. Oficialmente, o município não registrou casos, mas isso não quer dizer que o surto não exista, apenas que a constatação por meio de testes não está sendo realizada.
O comunicado da infectologista informa que o hospital de Itajaí está com aumento de casos de influenza A H3N2 nos últimos dias. “Desta forma é provável que nas próximas 8 semanas ocorra um aumento expressivo de síndromes gripais e consequentemente internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas de alto risco (idosos e pessoas com comorbidades”, observou a médica, que solicitou a todos “especial atenção para SRAG que são negativas para COVID-19, uma vez que pode ser influenza A H3N2”.
Ainda de acordo com o alerta, a doutora orienta a solicitar PCR para influenza ao LACEN e receitar Oseltamivir 75mg de 12 e 12 horas por cinco dias. Outra orientação é que os pacientes suspeitos de influenza devem permanecer em isolamento de gotículas e aerossol quando houver ventilação mecânica ou manipulação da via aérea por um período de sete dias.
Apesar do poder público (estado e municípios) omitir informações sobre o surto, a quantidade de pessoas que estão adoecendo e testando negativo para Covid-19, não permite fingir que o surto de influenza não esteja ocorrendo.
Comments are closed.