BALNEÁRIO CAMBORIÚ – Unidades de saúde do município apresentam superlotação de pacientes com sintomas gripais ao longo da segunda-feira, 03.dez.2022 e terça-feira, 04. Na segunda-feira, o Hospital Municipal Ruth Cardoso apresentou lotação máxima no pronto socorro adulto e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e UTI geral. No período da noite as unidades de saúde da cidade também apresentaram filas e o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus (CMATC) teve muita procura.
Em reunião com a secretária municipal de saúde, Leila Crocomo, e profissionais da saúde nesta terça-feira, 04, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, determinou horário estendido até às 22h nas unidades de saúde dos bairros das Nações, Municípios e Barra para ampliação de atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.
O prefeito diz que o aumento da demanda começou o natal. “Desde o Natal verificamos uma ampliação significativa do número de pacientes com sintomas respiratórios que estamos enfrentando com esta readequação e melhorias na nossa estrutura de saúde. O problema vem sendo observado em todo o estado de Santa Catarina e está sendo acompanhado de perto por nós aqui em Balneário Camboriú”, pontua o prefeito.
O Click Camboriú alertou sobre um em possível surto de influenza em Balneário Camboriú no dia 17 de dezembro. Na data, capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador estavam em surto. No dia 21 de dezembro o podcast Extra Click entrevistou a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crocomo. Na entrevista Leila falou sobre o surto da influenza. “Podemos dizer que existe um surto a nível de Brasil”, disse.
Recorde de atendimentos
Devido a grande procura de atendimento no CMATC nesta terça-feira, uma tenda foi montada no lado de fora da estrutura para comportar o número de pacientes. Moradores relatam que aguardavam atendimento há mais de 6 horas. Segundo informações, a Guarda Municipal foi chamada no local por conta de confusões nas filas. De acordo com pacientes no local apenas três médicos prestavam atendimento.
Em um comunicado na noite desta terça, o Instituto Maria Schmitt (IMAS), que administra os prontos atendimentos, informou que Balneário Camboriú passa por uma alta demanda de sazonalidade assim como todo o estado, sendo que nas últimas 24 horas, a UPA Nações registrou recorde de 419 atendimentos adultos e 97 crianças, e o P.A. da Barra registrou, também em número recorde, 396 atendimentos adultos e 101 crianças, onde 53% foram casos de sintomas respiratórios leves. Ainda segundo o comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde se comprometeu com os aditivos, porém os números já são muito maior que as estimativas e a capacidade estrutural. “A partir de hoje será aplicado um Plano de Contingência emitido pela Prefeitura em parceria com o IMAS”, informou a nota. O IMAS finalizouo comunicado orientando a população para que as unidades sejam procuradas apenas em casos graves. pois a fila de espera já chegou a 12 horas.
A Unimed também registra grande número de pacientes. O presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto João D´Ávila, divulgou um áudio sobre o grande movimento no Hospital. “Realmente eu acho que é conhecimento da maioria das pessoas, que um grande volume de pessoas que vieram para o Litoral, e isso está acarretando um grande número de contaminação por três vírus, o vírus da covid que já estava circulando, o vírus da influenza que começou lá no Rio de Janeiro no mês passado e tem bastante aqui agora e também dos vírus de infecções intestinais, principalmente em crianças como rotavírus e outros tipos de vírus e infecções. O grande número de pessoas procurando atendimento tanto do serviço público quanto do privado, não só na nossa região como Florianópolis e todo Estado, Blumenau também, são as informações que a gente tem, devida a esse grande número de pessoas e aglomerações que houveram no final do ano”, relatou.
Ainda de acordo com o Dr Umberto, somente na segunda-feira, 03, o pronto socorro da Unimed atendeu 800 pessoas, dessas, 17 foram internadas. Nos últimos 10 dias, a Unimed atendeu mais de 10.000 pacientes nos serviços de pronto atendimento. A equipe medica precisou ser triplicada, para 14 médicos em cada turno, para dar conta da demanda.
Influenza em Santa Catarina
No momento Santa Catarina registra duas mortes causadas pela influenza. As vítimas são Uma menina de 12 anos teve morte confirmada para influenza A H3 residente no município de Brusque e outra de 96 anos, residente no município de Joinville com influenza A (não subtipado).
O Estado também registra 55 casos de influenza, sendo: (1) caso de influenza A (H1N1) pdm09, (2) casos de influenza B, 47 casos de influenza H3 e 5 casos de influenza A (não subtipado ou inconclusivo).