Para oferecer atendimento com mais qualidade e conforto aos moradores com sintomas de dengue, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, abre nesta segunda-feira (24), o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, localizado na Av. Palestina, nº 150, no Bairro das Nações. O Centro passa a funcionar às 13h.
A cidade registra 918 casos de dengue, sendo 636 autóctones, indeterminados 83, sete importados e 192 positivos em investigação de LP. A cidade soma 1 óbito confirmado e 1 óbitos em investigação. A cidade também registra 1 caos importado de Chikungunya.
“Estamos num grande esforço de combate à dengue. Entre as medidas que tomamos está a abertura de um Centro de Atendimento exclusivo para pacientes com sintomas de dengue, que vai funcionar a partir desta segunda-feira a tarde no bairro das Nações. O local terá médicos e profissionais de saúde para atendimento de pessoas sintomáticas para dengue que receberão aqui orientação, testagem e se for o caso medicação”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.
O espaço atenderá os moradores com mais de 13 anos que apresentem sintomas leves e moderados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. No Centro de Referência, atuará uma equipe técnica composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos.
“Esse espaço vem num momento muito importante em que todo o Estado de Santa Catarina está enfrentando um surto de casos da dengue. Nosso objetivo é cuidar, tratar e orientar os moradores de Balneário Camboriú sintomáticos, aliviando as filas para atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e de Pronto Atendimento”, explica o secretário de Saúde, Omar Tomalih.
Ao chegar no local, o morador será recepcionado, passará por uma triagem e, então, será encaminhado para o atendimento médico. Se necessário, o paciente será testado e o manejo clínico realizado conforme recomendação médica.
Os sintomas mais frequentes da dengue são febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça ou manchas vermelhas no corpo.
“Lembrando que, para maior efetividade das ações de combate a dengue realizadas pelo Município, é preciso que toda a população colabore, eliminando focos de água parada, possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti”, pontua Omar.
O Centro de Referência da Dengue atenderá apenas pacientes cadastrados no sistema de saúde municipal. Moradores das cidades vizinhas não serão atendidos no local e devem se dirigir às portas de urgência e emergência.