O Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue de Balneário Camboriú, registrou 250 atendimentos nesta primeira semana de funcionamento. O Centro foi inaugurado na segunda-feira (24), e conta com atendimento de qualidade para os moradores da cidade com suspeitas de dengue.
Ao todo, foram registrados 72 casos positivos da doença. Os sintomas mais frequentes da dengue são febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça ou manchas vermelhas no corpo. O Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Av. Palestina, nº 150 – Bairro das Nações.
A Secretaria de Saúde do município, promove várias ações para conscientização da população, incluindo mutirões nos bairros, fumacê em áreas próximas de casos confirmados e blitz educativas. Na Rede Municipal de Ensino, os alunos recebem orientações para a prevenção da doença. Neste sábado (29), a vigilância sanitária realizou um mutirão em combate à dengue na Rua Panamá, no bairro das Nações.
A principal maneira de prevenção da doença é eliminar os criadouros do mosquito, mantendo plantas sem pratos calhas limpas e niveladas, lajes secas, caixas de água fechadas ou teladas, manter ralos desobstruídos e limpos; guardar garrafas com o gargalo para baixo, acondicionar pneus em locais secos e cobertos. O uso do repelente também ajuda na prevenção da doença.
Em caso de sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima para receber o atendimento médico necessário. Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.