Nesta segunda-feira (24), iniciou a 2° edição do curso do Grupo de Motociclistas em Atendimento de Urgências (GMAU) em Balneário Camboriú. Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros passam por treinamento para estarem preparados a usar a motolância. Ao todo, cerca de 35 profissionais estão participando.
Inspiradas na iniciativa de Balneário Camboriú, as cidades de Itapema e Itajaí também vão implantar o serviço da motolância. Itapema conta com a participação de dez profissionais, e Itajaí trouxe para o treinamento 12 profissionais divididos entre SAMU e Corpo de Bombeiros. O município de Balneário Camboriú conta com a presença de oito bombeiros e três técnicos do SAMU.
O curso é ministrado por cinco enfermeiros vindos de São Paulo e Brasília. O serviço da motolância é pioneiro em Santa Catarina e o primeiro no Brasil com a modalidade em integração com o Corpo de Bombeiros, prestando socorro em residências, locais de trabalho e vias públicas.
O curso do GMAU ocorre até sexta-feira (28), no espaço da Speedway, durante todo o dia. A motolância funciona apenas durante o dia, já o atendimento do SAMU ocorre 24 horas. Em caso de urgência, ligue 192.