• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú terá a maior Casa do Autista da América Latina

Centro especializado oferece diagnóstico e tratamento gratuitos para crianças autistas, promovendo inclusão e qualidade de vida

PUBLICIDADE

No próximo dia 28, a Prefeitura de Balneário Camboriú inaugura o Complexo Neurossensorial Casa do Autista. A cerimônia pública de apresentação será realizada às 10 horas na Alameda Delfim de Pádua Peixoto, s/n., no Bairro dos Municípios. A comunidade está convidada a participar da solenidade e da visitação orientada do novo centro, que representa um investimento de mais de R$ 6,75 milhões.

Destinado a atender gratuitamente crianças autistas residentes na cidade, o Complexo Neurossensorial Casa do Autista integra projetos, programas e serviços voltados ao diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista. Com capacidade para atender 200 crianças por dia, o centro também oferece suporte aos núcleos familiar e escolar. “Estamos proporcionando à comunidade autista o maior jardim neurossensorial da América Latina e serviços promotores de inclusão e maior qualidade de vida”, afirmou o prefeito Fabrício Oliveira. Ele destacou que um robô interativo, operado por inteligência artificial, fará parte da rotina inclusiva do local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O complexo adota o método terapêutico Análise do Comportamento Aplicada (ABA), conhecido como “aprendizagem sem erro”, que enfatiza o reforço de comportamentos positivos. Em um espaço de 3,8 mil m², a Casa do Autista oferece diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades. “O autismo não é um limitador, mas o preconceito sim. Ele restringe a forma de olhar o autista e o que pensamos sobre suas capacidades”, ressaltou o prefeito.

O complexo inclui consultórios, áreas administrativas, laboratórios e espaços inovadores como o jardim e a sala sensorial, destinados à estimulação dos sentidos, e a sala de psicomotricidade e a minicidade, que promovem experiências orgânicas, cognitivas, sociais e afetivas. As salas temáticas Lego, Gamer, Toy Story, Mundo e Jurássica foram projetadas para facilitar a percepção da funcionalidade das estruturas oferecidas. Recursos tecnológicos como mesa interativa, robótica, tecnologia snoezllen e neuromodulação também serão utilizados nas atividades.

Funcionamento

Os serviços do Complexo Neurossensorial Casa do Autista atenderão crianças de 3 a 12 anos, moradoras de Balneário Camboriú, diagnosticadas com autismo nível 1 ou 2 pela equipe do centro, e que estejam matriculadas na rede municipal de saúde. As áreas de atendimento incluem Psicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Assistência Jurídica, Intervenção Pedagógica, Educação Física e Psiquiatria.

Todos os profissionais que atuarão no complexo passam por capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), condição necessária para compor a equipe e promover a abordagem integrada e qualificada que será implementada no local.

Click CamboriúNotíciasSaúdeBalneário Camboriú terá a maior Casa do Autista da América Latina
PUBLICIDADE

Últimas notícias