O serviço de telemedicina BC + Saúde, oferecido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, começou 2025 com novidades. Até o mês de março, os pacientes terão a opção de receber atendimento não apenas em português, mas também em inglês e espanhol. O objetivo da medida é facilitar o acesso de turistas aos serviços médicos durante a alta temporada e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda nas unidades de saúde do município.
A secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, explicou que a ampliação do serviço segue o propósito de otimizar o atendimento na cidade. Segundo ela, a maioria das consultas realizadas nas unidades básicas de saúde são de pacientes com casos de baixa complexidade, classificados nas cores verde e azul, que poderiam ser atendidos virtualmente.
Para utilizar o BC + Saúde, o paciente pode entrar em contato via WhatsApp ou telefone no número 0800 888 6556. Após a chamada ser atendida, ele entra automaticamente na fila de espera para iniciar uma consulta por vídeo com um médico, que geralmente ocorre em até 10 minutos.
Caso o paciente não possua smartphone ou internet, ele pode se dirigir até uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra ou das Nações, onde há salas reservadas e equipamentos disponíveis para a realização da teleconsulta.
A secretária também reforçou que, apesar da orientação para que pacientes com quadros leves usem o BC + Saúde, a escolha de aderir ao atendimento virtual é opcional.
“São casos que podem ser atendidos pelo BC + Saúde de forma segura e muito mais rápida. Por isso, ao chegarem nas unidades de saúde, os pacientes são orientados a usar o serviço de telemedicina. Porém, a opção de utilizar ou não o atendimento online é de cada paciente”, afirmou Aline.
Já para os casos de urgência ou emergência, classificados como laranja e vermelho, o serviço de telemedicina não é indicado. Durante o atendimento inicial, os pacientes que se enquadram nesses critérios são orientados a buscar uma unidade de saúde presencialmente.
Com essa ampliação temporária do BC + Saúde, a expectativa da Secretaria de Saúde é otimizar os atendimentos e reduzir o tempo de espera nas unidades presenciais, além de facilitar o acesso dos turistas que visitam a cidade durante a temporada de verão.