A Prefeitura de Balneário Camboriú anunciou novas medidas para reforçar a assistência à população em situação de rua no município. Além do programa Resgate a Vida BC, que já atua no acolhimento e encaminhamento desses indivíduos para serviços de assistência social, a administração municipal está buscando a adesão ao Consultório na Rua, uma estratégia do Ministério da Saúde voltada para o atendimento itinerante de pessoas em vulnerabilidade.
A solicitação para trazer o programa foi feita há cerca de 20 dias, e agora a Secretaria de Saúde está nos trâmites burocráticos e operacionais para viabilizar a implantação no município. O Consultório na Rua funciona com equipes multiprofissionais que realizam atendimento médico e psicológico diretamente nas ruas, dentro de um veículo adaptado. Em Balneário Camboriú, a previsão é que a equipe seja composta por um médico, um técnico de enfermagem, um psicólogo e um representante da Assistência Social.
Atualmente, os moradores de rua que aceitam o acolhimento já contam com suporte na Casa de Passagem, onde têm acesso a alimentação, higiene e orientações para encaminhamento social. Além disso, são oferecidas opções como retorno à cidade de origem (mediante contato prévio com familiares que possam acolhê-los), tratamento para dependência química em clínicas especializadas ou oportunidades de emprego através do Sistema Municipal de Emprego (SIME).
A operação do Consultório na Rua deve ampliar essa rede de apoio, levando serviços básicos de saúde diretamente até as pessoas em situação de rua, o que pode facilitar a adesão aos tratamentos e o encaminhamento para outros serviços públicos. Com essas medidas, Balneário Camboriú busca aprimorar suas políticas de assistência social e saúde, garantindo um atendimento mais humanizado a essa população.