A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, e a Polícia Militar iniciam na madrugada deste domingo uma operação integrada de combate à embriaguez ao volante. A ação dirigida pelos agentes municipais de trânsito e policiais militares também vai combater os ruídos de música alta e descargas alteradas de motocicletas durante a noite. A ação foi solicitada pelo prefeito Edson Piriquito ao secretário Adelcio Bernardino, para que procurasse o comando da PM para fazer algo para inibir a presença de motoristas alcoolizados nas ruas da cidade.
A operação será feita com o uso do bafômetro e também de um decibelímetro – equipamento utilizado para medição de níveis de ruído. As operações devem ser feitas de quarta-feira a sábado em locais alternados.
“Não podemos permitir que a diversão – uma das marcas da cidade de Balneário Camboriú – seja tomada pela irresponsabilidade de motoristas negligentes, que colocam em risco a segurança dos nossos cidadãos”, disse o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito).
Na tarde desta sexta-feira, o secretário de Segurança, Adelcio Bernardino, se reuniu com o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Koglin, para definir os últimos detalhes da ação que terá como foco o público freqüentador das casas noturnas da cidade e será o pontapé inicial para um grande projeto que deve durar cerca de seis meses:
“Estamos planejando uma ação consistente que nos dê resultados concretos, até para que o público da temporada venha para Balneário Camboriú consciente de que aqui nós combatemos a embriaguez no trânsito com eficiência”, disse o tenente coronel Koglin.
Para complementar a operação serão confeccionados materiais informativos como banners e panfletos avisando da realização das barreiras. Este material deverá ser distribuído em parceria com as próprias casas noturnas da cidade que já demonstraram interesse em combater a violência no trânsito. “Não teremos nenhum problema em divulgar a operação com antecedência. Queremos que o motorista saiba que não pode beber e dirigir, que ele crie esta consciência. Seria ótimo se fizéssemos as barreiras e não encontrássemos nenhum motorista alcoolizado”, afirmou o secretário de Segurança, Adelcio Bernardino.
Já o combate ao barulho excessivo provocado pela música alta dos carros e principalmente pelos canos de descarga alterados de motocicletas são uma reclamação constante da comunidade e também devem ser coibidos com a ação.
Reunião na próxima semana vai buscar apoio dos empresários
Na próxima quarta-feira, dia 28, às 14 horas, o comandante da PM e o secretário de Segurança voltam a se reunir, desta vez, com a participação dos empresários e representantes das casas noturnas, representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) e Secretaria de Turismo. A reunião servirá para discutir de que forma todos estes setores poderão contribuir para acabar com os acidentes causados pelo excesso de bebida.