A Defesa Civil de Itajaí declarou estado de atenção em virtude da chuva intensa que elevou o nível dos rios Itajaí Açu e Mirim e causa deslizamentos. Na cidade, o Itajaí Mirim está com 1,67 metros. Já o Itajaí-Açu (na boca da barra) está com 1,31 metros. Também é preocupante a situação do Ribeirão da Murta.
De acordo com a Defesa Civil o grande volume de água está com bastante vazão. A situação deve permanecer até às 3 horas da madrugada quando haverá outro pico de maré alta. Não está descartada a possibilidade de mais alagamentos.
Brusque declarou estado de emergência. Na última medição realizada na cidade, às 16 horas, o rio Itajaí Mirim estava com seis metros. Em Blumenau a situação é de alerta com o Itajaí-Açu em 6,75 metros também às 16 horas. Outro município em emergência é Rio do Sul, onde o rio Itajaí está com 8,33 metros. E em alerta estão Indaial (5,41 metros); Apiúna (6,86 metros); Ibirama (3,61 metros) e Ituporanga (3,63 metros).
Por volta das 17 horas, a Defesa Civil recebeu mais um registro de deslizamento. Desta vez, no bairro Nossa Senhora das Graças, atrás do presídio. Neste momento, uma equipe está no local verificando a situação.
A Defesa Civil alerta a todos os moradores de áreas de encostas que fiquem atentos a qualquer movimentação de terra, e rochas ou inclinação de postes e árvores saindo de casa imediatamente. Já os moradores de regiões ribeirinhas devem evitar o contato com as águas (em caso de alagamentos) e não dirigir em lugares alagados. Em todos os casos deve ser acionando a Defesa Civil através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.