O Centro Esportivo Professor Oswaldo Husadel (CE), localizado na Rua Paraguai, Bairro das Nações, foi interditado pela Defesa Civil de Balneário Camboriú na sexta-feira, dia 1° de março. O prédio apresenta problemas estruturais como rachaduras e desnível do piso. Desde 2009 a Fundação Municipal de Esportes (FME) tenta entrar em acordo com a empresa responsável pela construção do CE e um processo judicial foi iniciado.
Segundo o superintendente da FMEBC, Sandro Bernardoni, foram feitas diversas tentativas para entrar em acordo com a JC Rosas Construções e Serviço, com sede em Maringá, empresa responsável pela obra. A FMEBC solicitava que a empresa fizesse a avaliação da estrutura e devida manutenção, porém não houve resultados. O prédio foi inaugurado em 2007 e em 2009 as rachaduras já eram aparentes.
A Procuradoria do Município foi acionada pela FMEBC para que providências mais rígidas fossem tomadas, uma vez que a responsabilidade civil da obra é da construtora. Na semana passada, um perito judicial vistoriou o prédio e reportou perigo iminente. Com o laudo em mãos a Defesa Civil interditou o local para evitar qualquer acidente.
Por conta do processo judicial aberto, não é possível realizar qualquer intervenção na estrutura do prédio. A FMEBC e a Procuradoria do Município buscam uma alternativa para que a recuperação do prédio inicie o mais rápido possível.
As atividades realizadas no Centro Esportivo estão sendo transferidas para outros equipamentos do município. A academia, a fisioterapia e as artes marciais (judô, karatê e taekwondo) foram transferidas para o Ginásio Multieventos Sergio Lorenzatto (G2), na Rua Libéria, nº 860, Bairro das Nações. Já os equipamentos da ginástica artística ainda não foram transferidos. A FMEBC estuda um local adequado para a colocação do material, que precisa ser fixado no chão e ter altura suficiente para os treinos de salto.