• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Estrada da Rainha vai permanecer fechada por medida de segurança

PUBLICIDADE
Foto: Alessandra Damaceno / PMBC
Foto: Alessandra Damaceno / PMBC

A Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública de Balneário Camboriú, através da Defesa Civil, informa que por medidas de segurança a Estrada da Rainha continuará interditada, devido à movimentação de terra em decorrência da grande quantidade de chuva dos últimos dias na cidade. “Desde que iniciaram as chuvas, na quarta-feira (3) e quinta-feira (4), estamos acompanhando todas as situações que ocorreram no município, com auxílio de profissionais, estivemos vistoriando cada ponto, e consideramos prudente permanecer com a Estrada da Rainha interditada”, explicou o diretor da Defesa Civil, Diogo Catafesta.

Segundo Catafesta, o grande volume de água, em um curto período de tempo, ocasionou a movimentação da encosta, na margem direita do morro da Estrada da Rainha, não afetando assim a a margem esquerda, contudo, não houve danos na via.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário de Planejamento, Auri Pavoni, os danos causados pela chuva na Estrada da Rainha só não foram maiores por causa das obras de contenção no local, previstas após as chuvas no mês de setembro de 2011, conforme parecer técnico(relatório de vistoria geotécnica e geológica emergencial), referente ao escorregamento de terra no local, realizado pela empresa Azimute Consultoria e Projetos de Engenharia.

Conforme o secretário, seguiu-se as orientações dos profissionais que vistoriaram a estrada na época, e as obras de contenção na parte inferior da via, independente de ter sido realizada por uma empresa privada, já eram previstas no laudo em 2011, e necessárias desde o ano de 2005, quando a estrada foi construída. “A autorização para realização da obra foi dada através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), realizado entre o Ministério Público, a Prefeitura Municipal e uma empresa privada, mas independente disso, no laudo está claro que, se a obra para minimizar o impacto da movimentação não fosse realizada, poderia ter ocorrido danos irreparáveis no entorno”, explicou Pavoni,. Ele complementa explicando que desde que o laudo foi entregue ao município, foram realizadas obras emergenciais na margem direita do morro. “Sabemos que ainda há muito a ser feito para estabilização e recuperação da encosta, no entanto, podemos observar que as obras realizadas até então surtiram efeito, uma vez que não houve danos na via”, destacou.

O secretário pontua que devido à ocorrência de uma nova movimentação da encosta naquela localidade, foi realizado novo laudo técnico e se constatou que a conclusão parcial da obra da estrutura de contenção em solo reforçado e a implantação dos drenos horizontais profundos contribuíram de forma significativa para minimizar o impacto do movimento de terra. “É preciso frisar que continua sendo de extrema necessidade o retaludamento da margem direita do morro”, ponderou.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaEstrada da Rainha vai permanecer fechada por medida de segurança
PUBLICIDADE

Últimas notícias