A coordenadoria da Defesa Civil de Balneário Camboriú, por meio do Governo do Estado, receberá em setembro equipamentos eletrônicos para interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também irá auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento das áreas de risco de desastres.
Serão disponibilizados um microcomputador, um estabilizador, uma impressora, um televisor, uma câmera fotográfica, um aparelho de GPS, duas trenas, cinco capas de chuvas e cinco pranchetas. O kit será entregue no Seminário Regional de Defesa Civil: Prevenção para um futuro melhor, realizado no dia 19 de setembro, no auditório da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, em Itajaí.
O diretor da Defesa Civil, Diogo Catafesta, ressaltou que “é muito importante essa troca de informações entre Estado e município, esses equipamentos vão nos ajudar a prever qualquer tipo de evento que possa ocorrer. Não vamos ser pegos de surpresa, vamos ter a informação antes que aconteça algo na cidade”.
O objetivo do seminário é sensibilizar os gestores políticos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, assistência social, saúde, educação, psicologia, direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos do Estado.