Um importante investimento foi realizado nesta semana na área da segurança. A partir desta quinta-feira (11) Itajaí conta com o auxílio de um drone, aparelho voador comandado remotamente que monitora grandes áreas e envia imagens ao vivo para uma central.
Entre suas diversas funções, o equipamento irá auxiliar na fiscalização e visualização do trânsito e na elaboração de projetos de mobilidade e segurança.
Esta nova aquisição, feita pela Secretaria de Segurança representa um grande ganho para o município, pois, o equipamento coleta vídeos e fotos dos principais conflitos da cidade.
O drone facilitará o estudo de medidas adotadas para tentar diminuir os riscos de acidentes e filas, auxiliará na confecção de laudos que compõem os Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito – neste caso permitirá a coleta de detalhes do local do crime; quando solicitado em parceria, auxiliará as Polícias Civil e Militar em operações de combate ao crime e nas investigações policiais, pois ele pode sobrevoar um local a mais de 800 metros de altura e não ser detectado pelos suspeitos.
No controle e fiscalização de trânsito permitirá uma maior rapidez na detecção dos conflitos, sendo que o equipamento se move a 90 quilômetros por hora e transmite imagens em tempo real de até um quilômetro de distância de quem esta operando.
Outras secretarias poderão fazer uso do aparelho, entre suas aplicações está o auxílio no combate a endemias, principalmente à dengue, tornando possível a visualização onde as equipes da Secretaria de Saúde não têm acesso e são possíveis locais de foco, acompanhamento das obras do município com sobrevôos diários, fiscalização de áreas de risco, como nos casos de emergência ou calamidade pública, ou ainda, em áreas de degradação ou crimes ambientais que somente poderiam ser fotografados com uso de helicópteros, entre outros.
O drone é uma das tecnologias que mais tem chamado a atenção nos últimos meses. Equipados para resistir a trabalhos pesados e ambientes hostis, esses equipamentos podem ter diversas utilidades. O conceito é simples: com um controle via rádio, você pode manobrar um drone sem tocar nele.
No geral, estes aparelhos são concebidos para realizar tarefas arriscadas ao ser humano. Inicialmente ele será manuseado por um servidor efetivo da Secretaria de Segurança que já está em treinamento.