O Helicóptero do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que está sediado em Balneário Camboriú atendeu, nos 10 primeiros dias, cerca de 22 ocorrências na região. Entre elas estão acidentes de trânsito, acidente náutico e emergências médicas. Duas equipes revezam a escala de atendimento do aeronave, sendo seis componentes por vez, um piloto, um copiloto, um médico e um enfermeiro do SAMU e dois tripulantes do Corpo de Bombeiros.
O Arcanjo 03 chegou em Balneário Camboriú no dia 19 de Dezembro a pedido do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, e do Major Eduardo Haroldo de Lima, comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). O Governo do Estado concedeu a permanência da aeronave na cidade durante a temporada, até o fim do Carnaval. Possivelmente o helicóptero ainda poderá ficar sediado no Pontal Norte aos finais de semana enquanto houver movimento de turistas nas praias e rodovias da região.
De acordo com o Capitão Sandro Fonseca, comandante do Arcanjo 03, do dia 19 ao dia 30 de Dezembro a equipe atendeu 22 ocorrências. “São atendimentos com origens diferenciadas, desde acidentes de trânsito até transporte inter hospitalar de pacientes em estado grave”, explica. Entre os mais recorrentes estão atendimentos à paradas cardiorrespiratórias em locais onde a ambulância do SAMU não conseguiria chegar em tempo hábil.
Entre as demais ocorrências foram registrados atendimentos a acidentes de trânsito, transporte inter hospitalar, ferimento por arma de fogo e acidente náutico. “Um dos mais graves e urgentes foi o atendimento realizado no dia 30, em que atendemos um traumatismo crânio encefálico de uma queda de uma pedra na Praia de Itapocu, que foi conduzido para o Hospital de Joinville”, comenta.
O prefeito Edson Piriquito lembra a importância da parceria entre a Administração Municipal e o Corpo de Bombeiros. “Nós prezamos pela vida humana. E essa parceria entre a Prefeitura e os Bombeiros vem para reforçar ainda mais isso. O helicóptero sediado aqui no município auxilia o trabalho dos profissionais da segurança pública, dando ainda mais agilidade e garantindo maior segurança à população”, conclui.