BALNEÁRIO CAMBORIÚ – De janeiro deste ano até o começo de julho, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú flagrou e conduziu 508 suspeitos para delegacia de Polícia Civil. A média de 84 conduções mensais se dá pelo sistema de inteligência da Guarda Municipal que tem realizado ações diárias de saturação e monitoramento na cidade.
Ao resultado dessas operações frequentes, se somam o cumprimento de 85 mandados de prisão e a recuperação de 26 veículos com registro de roubo ou furto. No total foram realizadas 325 operações preventivas. Entre as ações especiais se destacam a Operação Saturação nos Bairros e a operação Integrale, em conjunto com a Polícia Militar, com a intenção de inibir a criminalidade em Balneário Camboriú.
Em alguns casos, a Guarda Municipal monitorou os suspeitos em busca de que a abordagem fosse feita em flagrante para garantir a prisão. Foi o caso de um assaltante de relógios Rolex, que atacava motoristas pelas ruas da cidade. “Ficamos monitorando para pegar em flagrante, o que aumenta a chance de prisão. Estudamos cada passo dele e o prendemos pronto para partir para mais uma ação”, conta o secretário de Segurança, Gabriel Castanheira.
O serviço de Inteligência da Guarda Municipal atua também na identificação de receptadores de produtos roubados e no combate ao tráfico de drogas, além de estelionatários.
Em abril deste ano, uma mulher acionou a Guarda após ter sofrido um golpe de R$16.000 iniciado em um aplicativo. O suspeito já teria aplicado golpes semelhantes em outras vítimas. Com apoio da Guarda Municipal, a mulher marcou novo encontro com o suspeito no Calçadão da Avenida Central, onde ele foi abordado pela Guarda e encaminhado a delegacia, onde foi constatado que se tratava de estelionatário procurado por aplicar golpes em mais de 15 mulheres, tanto no Brasil, quanto em Portugal.
A Guarda Municipal atua com 147 homens e conta com Grupo de Respostas Rápidas, Ambiental e o Grupo de Operações Preventivas, (GOP).