• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Centro de Controle Operacional (CCO) segue funcionando até o fim de fevereiro

CCO foi idealizado a partir dos centros de controle e comando da Copa do mundo e Olímpiadas que foram utilizados no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

O Centro de Controle Operacional (CCO) foi aberto no dia 29 de dezembro, de 2022, nas areias da Praia Central de Balneário Camboriú. O local fica na altura do Calçadão da Avenida Central e integra serviços de diversos setores para atendimento ao público.

De acordo com o secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira, local foi idealizado a partir dos Centros de Controle e Comando da Copa do mundo e Olímpiadas que foram utilizados no Rio de Janeiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Castanheira conta que deu um upgrade na ideia e resolveu implantá-la na cidade. Além das forças de segurança, o CCO de BC também conta com equipes de saúde, inclusão social, turismo e fiscais de postura.

Durante o Réveillon, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe com médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio, das 7h do dia 31 até as 7h do dia 1º de janeiro. Essa ação possibilitou o atendimento rápido de moradores e turistas sem precisar que se deslocassem para hospitais ou Prontos Atendimentos da cidade.

Além de ter Guarda Municipal no local 24h por dia, à disposição da população, a Polícia Militar está inserida no local. O local contem um espaço onde é realizado o comitê de crise das forças de segurança. De acordo com o secretário, pessoas responsáveis por tomar decisões estão ali, gerando respostas rápidas e gerenciamento rápido de qualquer situação.

Ainda de acordo com Castanheira, essa parceria entre Guarda e PM foi muito importante para o resultado positivo alcançado no réveillon e dias em que a cidade está mais adensada

O CCO conta com uma Central de monitoramento de toda a orla da Praia Central e região Central de Balneário Camboriú. Castanheira explica que foi feito espelhamento da Central de câmeras da Secretaria de Segurança dentro do CCO, onde o monitoramento ocorre 24h por dia pelos guardas. Essa ação gera respostas mais rápidas para situações emergenciais, que foi o caso de um sequestro de criança que foi solucionado em rapidamente com ajuda das câmeras.

No local a Secretaria de Inclusão Social trabalha em conjunto com a Secretaria saúde e a Secretaria Segurança em relação aos moradores de rua. As operações da abordagem social tem início no CCO, todo o cadastramento e monitoramento dos moradores de rua é feito ali.

O CCO permanecerá aberto para atendimento à comunidade até o fim de fevereiro, sempre das 7h às 19h, todos os dias da semana.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaCentro de Controle Operacional (CCO) segue funcionando até o fim de fevereiro
PUBLICIDADE

Últimas notícias