Visando maior efetividade na segurança de tráfego na cidade, a BC Trânsito conta agora com um sistema tecnológico que identifica veículos com registro de ocorrência de furto e roubo pelas ruas. O sistema entrou em funcionamento nesta quarta-feira (1º), sendo conectado na viatura dos agentes de trânsito que fazem a fiscalização do estacionamento rotativo na cidade.
Composto por duas câmeras acopladas em cada lado da viatura, o sistema utiliza-se da tecnologia de Reconhecimento de Caractere Óptico (OCR). As imagens são captadas e, por meio de uma inteligência artificial que converte uma imagem em um formato de texto legível por máquina, é possível averiguar se a placa do veículo apresenta situação regular no que tange as ocorrências relacionadas a furtos e roubos.
Caso a imagem aponte que um veículo esteja com ocorrência do gênero em aberto, o agente de trânsito será imediatamente comunicado pelo sistema, que utiliza do banco de dados disponibilizado pelo Detran SC, através do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).