Entre os dias 25 e 29 de novembro, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú participou do curso “Fiscalização e Operações com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas” em São Paulo. Promovido pelo Programa Dronepol da Guarda Civil Metropolitana paulistana, o treinamento foi organizado pela Superintendência de Operações Integradas da Divisão de Tecnologias Geoespaciais.
Capacitação de alto nível
O curso reuniu participantes de diversas guardas municipais, incluindo representantes de Guarulhos, Jundiaí e Ouro Preto (MG), além de órgãos como a Companhia de Habitação do Estado de São Paulo (COHAB), o Conselho Regional de Educação Física (CREF4) e a Defesa Civil estadual. A capacitação teve como foco a formação de pilotos especializados no uso de drones para fiscalizações e operações complexas.
Objetivos e resultados
Os participantes foram treinados para utilizar drones em uma ampla gama de aplicações operacionais, otimizando suas funções em situações rotineiras e de alta especialização. Com isso, a capacitação visa transformar os operadores em agentes diferenciados, ampliando o impacto positivo do uso dessa tecnologia no âmbito da segurança pública e fiscalização.