Uma ocorrência de perturbação de sossego terminou com quatro pessoas detidas na madrugada deste domingo (2) no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. Dois dos detidos tiveram que ser socorridos e conduzidos ao Hospital pelo SAMU, após a intervenção enérgica dos policias.
Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 2h da madrugada uma guarnição em rondas pela rua Corupá realizou a abordagem de um grupo de pessoas que estavam ingerindo bebidas alcoólicas e perturbando na calçada da via.
Durante a abordagem, um dos indivíduos teria desacatado a guarnição, falando palavras de baixo calão. Ao ser abordado, o sujeito reagiu aos procedimentos de abordagem sendo necessário o uso da força para algemá-lo.
Ainda segundo a PM, o grupo investiu contra os policiais militares para libertar o detido, e tentaram tomar a arma do policial militar, ocasionando um disparo acidental. Com o tumulto, o autor do desacato conseguiu se evadir com a algema em um dos braços.
Foi acionado apoio de outras guarnições e com a chegada do PPT, ainda foi necessário o disparo de um tiro de borracha contra um indivíduo que ameaçava agredir os policiais, visto que os ânimos ainda estavam exaltados.
Ao todo, quatro pessoas foram detidas. Duas delas – uma mulher, que foi atingida de raspão com estilhaços do tiro acidental, e um homem, que foi atingido com o tiro de borracha – foram socorridos e conduzidos ao Hospital pelo SAMU e depois arroladas também no flagrante.
Moradores refutam versão da PM
Moradores da Rua Corupá disseram à reportagem que ninguém tentou tomar a arma do policial. Eles contam que quando o reforço policial chegou em frente a residência, os policiais desceram da viatura agindo com agressividade e atirando, como mostra o vídeo.
O que diz o comando da PM
O Comandante do 12ºBPM, Tenente Coronel Evaldo Hoffmann, enfatizou que não dará tréguas ao crime e continuará a ofensiva para resgatar e manter a ordem no Bairro dos Municípios. Quanto ao fato especificamente, determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias e responsabilidades.